top of page

PARTICIPANTES CONFIRMADOS

          Embaixador José Estanislau do Amaral Souza Neto

Graduado em Administração de Empresas FGV. Entrou no Instituto Rio Branco em 1982, foi professor de História das Relações Diplomáticas no Brasil no Instituto Rio Branco e na FAAP. Ocupou cargos na Secretaria de Estado de Relações Exteriores e em outras agências governamentais, entre as quais adjunto da Assessoria Diplomática da Presidência da República e assessor do Ministro da Fazenda. No exterior, foi embaixador na Tunísia e encarregado de negócios em Damasco. Serviu na Delegação Permanente do Brasil em Genebra e em algumas embaixadas. E assumiu a Direção-Geral do Instituto Rio Branco em 2016. 

            Michael Doyle 

Doutor, mestre e graduado em Ciência Política pela Universidade de Harvard (EUA). Professor da Universidade de Columbia (EUA) e diretor da “Columbia Global Policy Initiative”. Lecionou na Universidade de Warwick (UK) e nas universidades Johns Hopkins, Princeton e Yale (EUA). Entre 2001 e 2003 foi assistente e conselheiro especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Em 2009 foi eleito para a American Philosophical Society e ganhou o Prêmio Charles Merriam da American Political Science Association (APSA). Em 2011 recebeu o Prêmio APSA Hubert H. Humphrey pelos notáveis serviços prestados como cientista político. Entrou para a American Academy of Political and Social Science em 2012.

         Claudia Gintersdorfer

Chefe Adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil. Foi Chefe da Seção Política, de Imprensa e Informação na Delegação da UE no Uruguai entre 2011 e 2015. Na sede da UE em Bruxelas, trabalhou para o Serviço de Ação Exterior na área de Direitos Humanos. De 2007 a 2011 foi responsável pela gestão da Política de Direitos Humanos da UE para as Américas, com outras responsabilidades geográficas que incluíam o Irã, os Países do Golfo e a Asia, e participação regular nas sessões do 3º Comitê da UNGA e do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra. Também foi coordenadora para o Comitê Político e de Segurança (PSC) da Secretaria do Conselho em Bruxelas em 2006 e 2007 e trabalhou para a Comissão Europeia na área de pequenas e médias empresas, empreendedorismo e responsabilidade social corporativa. Anteriormente, trabalhou na Cidade do México na Delegação da Comissão Europeia, na área de projetos de cooperação e de refugiados. Mestre em Estudos do Espaço Europeu pela Universidade de Surrey- Guildford, Reino Unido, e em Politique Internationale pela Université Libre de Bruxelles.

PALESTRANTES ESTRANGEIROS CONFIRMADOS

         Ana Lemos 

Diretora de Comunicação de Médicos Sem Fronteiras no Brasil. Formada em Publicidade e Relações Públicas, mestre em Gestão Ambiental, com pós-graduações em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos, Relações Internacionais e Geopolítica. Possui uma ampla experiência em ação humanitária. Com o MSF atuou em países como Hungria, Libéria, Nigéria, Palestina, Quênia, Sudão, Tanzânia e Zimbábue, além de tertrabalhado com outras organizações no Iraque e em Moçambique.

         Elena Sánchez Montijano

Pesquisadora Sênior do CIDOB (Centro de Assuntos Internacionais de Barcelona) e Coordenadora do Programa de Migrações. Doutora em Ciência Política pela Universidade Pompeu Fabra - Espanha. Foi docente no Instituto Barcelona d'Estudis Internacionals (IBEI). É especialista em cooperação multilateral com ênfase em políticas europeias, agenda de segurança humanitária, conflitos regionais e política doméstica de países do mediterrâneo. Realizou pesquisas em universidades espanholas, na Universidade de Oxford e na Universidade de Liége e atualmente coordena projeto de pesquisa sobre política migratória europeia financiado pela Comissão Europeia.

           Richard Caplan

Professor do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford – Reino Unido. Doutor em Relações Internacionais pelo King´s College – Londres e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge – Reino Unido. Foi professor visitante nas universidades de Konstanz e de Princeton e pesquisador visitante no Robert Schuman Center for Advanced Studies do  European University Institute (EUI) em Florença – Itália.  Seus trabalhos são relacionados com conflitos, estabilização e consolidação da paz pós-conflitos.

          Wang Peng

Wang Peng é Doutor em Política Internacional pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos (ILAS), da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS). Pesquisador associado do ILAS, investiga instituições políticas, política partidária e organizações civis na América Latina, com especial atenção para as questões venezuelanas e centro-americanas. Trabalha no Departamento de Política do ILAS desde 2002 onde atualmente é Secretário do Centro de Estudos da América Central e do Caribe. Tem diversos trabalhos publicados nas principais revistas acadêmicas da China.

PALESTRANTES DE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS CONFIRMADOS

        Adriana Capuano de Oliveira

Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre em Sociologia e doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Foi Visiting Scholar na Universida da Califórnia - San Diego, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies. Professora Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa).

 

          Alexandre Fuccille

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Franca/SP. Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi diretor do Departamento de Política e Estratégia da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (2003-2005) e consultor em Políticas Públicas (2005-2010). Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (2014-2016). Atua na área de Relações Internacionais, com ênfase na América do Sul; Política Externa Brasileira; Comportamento Político; Segurança e Defesa; Política Internacional e Estratégia.

           Ana Cristina Braga Martes

Professora da Fundação Getúlio Vargas - SP desde 2000. Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) tendo feito parte do seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi pesquisadora visitante na Boston University (2002) e fez pós-doutorado no King's College-Londres. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Tem pesquisas na área de Sociologia, com ênfase em Migrações Internacionais, Sociologia Econômica, Mobilização e Participação Social.

           Augusto Zanetti

Professor de Relações Internacionais da UNESP – Campus de Franca/SP e da FMU. Doutor em História pela UNICAMP e mestre em História Social pela USP. Cursou disciplinas econômicas e sociais na Universitá Comerciale Luigi Boccone (Itália). Suas pesquisas enfocam organizações do trabalho que abrangem pequenas e médias empresas de gestão familiar no Brasil, no nordeste da Itália e no âmbito do Mercosul. Estuda também as relações comerciais internacionais analisando o contexto e a atuação da OMC.

           Carlos Alberto de Moraes Cavalcanti

Assessor de Doutrina do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Doutor em Ciência Política (Estudos Estratégicos) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Relações Internacionais e pós-graduado em Direito Internacional dos Conflitos Armados pela Universidade de Brasília (UnB). Foi membro do contingente brasileiro na Operação da ONU em Moçambique (ONUMOZ).

           Carolina de Campos Melo

Professora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Doutora em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Advogada da União (Advocacia-Geral da União). Foi assessora e membro do Comitê de Relatoria do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade e Conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Justiça de Transição.

           Daniela Alves

CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Também atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, South Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED). Na BRICS-PED também atuou como CEO da Câmara Bilateral Brasil-Rússia. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais e jornalista.

           Eduardo Heleno de Jesus Santos

Professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Ciência Política pela UFF, tem pesquisas sobre forças armadas e sociedade, história do jornalismo, ditadura militar, políticas públicas de defesa, relações internacionais e integração sul-americana. Membro da Rede de Segurança e Defesa da América Latina (Resdal) e do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (NEA/INEST-UFF).

          Erica Maria Muramoto

Educadora brasileira radicada no Japão é mestre em International Communication pela Gunma Prefectural Women's University e doutoranda em International Communication pela Universidade de Waseda. Sua especialidade é em educação multilingue e multicultural e como educadora e aluna de línguas, seguido de experiências no Japão e no exterior, pesquisa temáticas referentes ao direito e às políticas educacionais em casos de imigração com foco no multilinguismo e manutenção da língua de herança, especialmente em cursos educacionais de estudantes imigrantes no Japão.

           Evandro Menezes de Carvalho

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na École Doctorale Concept et Langage da Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor de Direito Global da FGV/Rio. Tem pós-doutorado na Shanghai University of Finance and Economics (SUFE - Xangai, China). É especialista em instituições jurídico-políticas chinesas, política externa chinesa, relação Brasil-China e BRICS.

         General Floriano Peixoto Vieira Neto

Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e Assessor militar Brasileiro junto a Academia Militar de West Point – EUA. No âmbito das operações de paz foi oficial de operações do primeiro contingente brasileiro e Force Commander do contingente militar da MINUSTAH no Haiti. Foi membro do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz, convocado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon,  em 2014.

           Hermes Moreira Júnior

Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisador da área de Relações Internacionais do CEDEC. Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas - UNESP/PUC/UNICAMP. Desenvolve estudos nas áreas de Economia Política Internacional, Desenvolvimento Econômico e Política Externa. Ocupou o cargo de Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD na gestão 2011-2015.

         Isabella Alves Lamas

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e pós-graduada em Economia Social pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutoranda em Relações Internacionais no programa Política Internacional e Resolução de Conflitos do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Suas investigações centram-se nas áreas de Estudos para a Paz, continente africano, corporações multinacionais e exploração de recursos naturais.

           

          Kai Enno Lehmann

Professor de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Liverpool - Reino Unido com pós-doutorado no German Institute of Global and Area Studies (GIGA) - Alemanha. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência na área de Ciências Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas externas, complexidade, união europeia e integração regional.

           Kelly Cristiane da Silva

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Antropologia pela UnB com pós-doutorado pela Australian National University. É consultora ad hoc da Coordenação de Relações Internacionais da CAPES e consultora no programa Country of Origin Information Expert no Reino Unido. É pesquisadora associada do Institut de Recherche pour le Développement na França.  Sócia fundadora da Associação Ibero-Americana de Estudos do Sudeste Asiático. Trabalhou na Unidade de Coordenação de Desenvolvimento de Capacidades do Gabinete do Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste

   

           Lucas Pereira Rezende

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Minas. É Secretário Executivo da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos de Defesa. Foi professor de Relações Internacionais na Facamp (Campinas) e no IBMEC (Belo Horizonte). Recebeu o prêmio de ‘Menção Honrosa’ de melhor tese de doutorado pelo Ministério da Defesa em 2014.

           Mamadou Alpha Diallo 

Professor do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos, do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Tem experiência na área de Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e Administração. Pesquisa temas como análise das Relações Internacionais contemporâneas, processos de construção de Estados, conflitos armados na África, relações inter-africanas e integração e segurança regional na África e no Oriente Médio.

           Maurício Homma

Coordenador do Curso de Relações Internacionais da Universidade Anhembi-Morumbi. Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política e Educação, com ênfase em Política e Políticas Públicas.

           Miriam Gomes Saraiva

Professora de Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Integração na América do Sul e o papel do Brasil. Foi visiting fellow no Instituto Universitário Europeu (Florença/Itália) e fellow da Cátedra Rio Branco na Universidade de Oxford. Desenvolve seu trabalho com ênfase nos temas de política externa e integração regional.

           Rafael Duarte Villa

Professor do Departamento de Ciência Política (DCP) e do Instituto de Relacões Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP). Professor Livre Docente, Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP com pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA). Atualmente é coordenador adjunto do Comitê de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES. Foi colaborador da Associação Brasileira de Relações Internacionais, da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação de Estudos da América Latina. Atua nas áreas de segurança internacional, política externa e relações internacionais na América Latina.

          Renata Avelar Giannini

Doutora em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Norfolk/Estados Unidos) a mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unsp/Unicamp/PUC-SP). Especialista em segurança internacional, em particular em países frágeis e egressos de conflito, operações de paz e a agenda gênero, paz e segurança. Realizou diversos trabalhos de campo na América Latina, Caribe e África, inclusive Haiti e República Democrática do Congo. Suas últimas publicações são sobre gênero e operações de paz, o Brasil e a agenda gênero, paz e segurança, capacidade civil, perspectivas latino-americanas a operações de paz e assistência humanitária internacional 

           Roberta Holanda Maschietto

Pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) da Universidade de Coimbra – Portugal. Doutora em Estudos para a Paz pela Universidade de Bradford - Reino Unido, mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou Pós-Graduação em Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais na Universidade de Bradford - Reino Unido. Pesquisa processos de construção da paz, a promoção de empoderamento e apropriação local dentro destes processos, bem como seus efeitos de longo prazo no cotidiano.

           Vivien Fialho da Silva Ishaq

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é pesquisadora e especialista de nível superior da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal. Ocupou o cargo de Coordenadora Regional do Arquivo Nacional. Em 2012 ingressou como assessora e depois assumiu a função de gerente-executiva do Relatório da Comissão Nacional da Verdade. Atuou como Assessora Técnica e Coordenadora Substituta da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal, supervisionando as atividades do Núcleo de Acervos do Regime Militar.

            João Henrique Roriz

Professor do curso de Relações Internacionais e dos programas de pós-graduação em Ciência Política e em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado na Universidade de Oxford- Reino Unido. Doutor em Direito Internacional (USP), mestre em Direito (School of Economics and Political Sciences- Londres) e graduado em Direito e em Relações Internacionais (PUC/Goiás). Trabalhou como Legal Officer na Missão de Paz da ONU em Kosovo (UNMIK) e como Consultor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).

           Carlos Augusto Ramires Teixeira 

Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). É Mestre em Ciências Militares (ECEME). Foi Assessor do Gabinete do Comandante do Exército, Instrutor da Escola de Sargentos das Armas, Instrutor da Escola de Inteligência Militar do Exército e Comandante do 6o Regimento de Cavalaria Blindado. No exterior foi membro do Estado Maior do Batalhão de Paz Haiti e Assessor do Conselheiro Militar do Brasil junto às Nações Unidas em Nova Iorque (EUA).

         Maiara Folly 

Pesquisadora no Programa de Consolidação da Paz do Instituto Igarapé. Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2015, foi contemplada com "bolsa de pesquisador júnior" pelo Real Gabinete Português de Leitura/Instituto Internacional de Macau. Compôs a delegação brasileira no I Euro-Brics Young Leaders Summit em Helsinki/St. Petersburgo, e a delegação internacional da III Conferência Nacional da Juventude. Suas pesquisas focam em paz e segurança internacional, com ênfase em operações de manutenção da paz e na agenda sobre mulheres, paz e segurança; além de estudos sobre migração forçada e refúgio no Brasil.

bottom of page